Índice :: Imprensa :: Festa gay promete noite animada

Festa gay promete noite animada

20-06-2004
Jornal de Notícias
Grande Porto
por Helena Norte

Animação, muita animação, sem preconceitos ou tabus, mas também um manifesto e uma acção de solidariedade, para gays, heterossexuais e todas as opções. É a quarta edição do Porto Pride, a festa que promete encher, na noite de amanhã, o Teatro Sá da Bandeira de cor e alegria.

Não é um arraial ou desfile, mas, ainda assim, o Porto Pride está aberto a todos que queiram participar numa festa muito animada, explica João Paulo, editor do portal portugalgay.pt e organizador do evento. O convite é bem explícito: para todos os gays, lésbicas, bissexuais, transgenders e heterossexuais. Porque o ideal, explica João Paulo, era que não fosse preciso haver bares ou festas gays. "Mas, enquanto eu não puder beijar o meu namorado num bar, é necessário que existam espaços gays", acrescenta.

Se a presença dos heterossexuais é bem-vinda por simbolizar o apoio à causa, a dos homossexuais assume quase a importância de um manifesto. "Se alguém tem medo de ser reconhecido e ter problemas no emprego que apareça de burka, de turbante ou com uma máscara a tapar a cara. O importante é que esteja presente porque continuamos a ser discriminados nos nossos direitos fundamentais", explica João Paulo.

"Os heterossexuais não entendem o conceito de orgulho gay porque não sentem na pele o que é a discriminação. Os eventos 'pride' celebram quem teve a coragem de se levantar para defender os nossos direitos, há 35 anos. E, mesmo actualmente, quem se assume e corre os riscos inerentes tem motivos para se sentir orgulhoso", sublinha.

O programa inclui a actuação especial dos transformistas do bar "gayfriendly" Boys R'Us, que também participam na organização do Porto Pride, e a participação de vários DJ que prometem música non stop até de manhã.

O Porto Pride conta apenas com o apoio oficial da Comissão Nacional de Luta Contra a Sida e o patrocínio de algumas empresas, designadamente, marcas de bebidas. As receitas, depois de pagas todas as despesas, revertem a favor do Hospital Joaquim Urbano, Porto, que trata de doentes com sida e outras doenças infecto-contagiosas. Por essa razão, João Paulo lamenta que alguns bares gays da cidade estejam a planear uma festa, para a mesma noite, e apela a toda a comunidade que apareça no Porto Pride.

pride Evento está aberto a todas as opções sexuais e pretende angariar fundos para Hospital Joaquim Urbano

Pormenores

Madrugada

As portas do Sá da Bandeira abrem-se pelas 22 horas. A festa deve prolongar-se até ao dia seguinte.

Bilhete

O bilhete de entrada custa dez euros e dá direito a uma bebida.

7350 euros

O Hospital Joaquim Urbano é do destinatário das receitas do Porto Pride.

JN