PortugalPride.org In EnglishIn EnglishEn EspañolEn Español
 Índice :: Imprensa :: Efemérides: Batalha de Stonewall foi há 35 anos

Efemérides: Batalha de Stonewall foi há 35 anos

28-06-2004 07:05
Lusa

A 28 de Junho de 1969, ocorria, em Nova Iorque, a chamada Batalha de Stonewall, confronto entre a polícia e um grupo de homossexuais. A data passou a ser assinalada como Dia Internacional do Orgulho Gay, sendo marcada pela realização de uma Parada, em Greenwich Village, no último domingo de Junho.

Neste dia, em 1914, em Sarajevo, o Arquiduque Francisco Fernando de Áustria e sua mulher eram assassinados. O facto deu origem à Grande Guerra 1914-18. Na mesma data, em 1919, era assinado o Tratado de Versalhes, que definia o novo desenho do mundo saído do conflito.

Em 1927, o professor Egas Moniz executava a primeira angiografia cerebral, um dos procedimentos clínicos na base da atribuição do Prémio Nobel da Medicina, em 1949, e a única forma fiável de diagnóstico até ao aparecimento da moderna TAC. Em 1959, em Lisboa, abria o Estádio FNAT, mais tarde 1º de Maio.

Em 1985, os CTT-TLP encerravam o ciclo de automatização da rede telefónica portuguesa com a eliminação dos últimos 4.300 telefones manuais. No mesmo dia, nos EUA, a Câmara dos Representantes aprovava a pena de morte para o pessoal militar condenado por espionagem, em tempo de paz.

Em 1998, realizava-se o primeiro referendo em Portugal. Em causa estava o alargamento das situações previstas para a despenalização do aborto. O "não" ganhou, com 50,9 por cento dos votos, perante a maior abstenção verificada até então.

Em 2001, o Governo de Belgrado entregava o ex-Presidente da Jugoslávia, Slobodan Milosevic, ao Tribunal Penal Internacional, para ser julgado por crimes de guerra e contra a Humanidade.

Em 2003, Kofi Annan, secretário-geral da ONU, requeria, ao Conselho de Segurança, o envio de uma força multinacional para a Libéria. RTP

Site realizado por PortugalGay.PT. email: info@portugalpride.org.
©2001-2024 PortugalGay.PT.

Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal