PortugalPride.org In EnglishIn EnglishEn EspañolEn Español
 Índice :: Organizações, Grupos, Sites :: GTH PSR

Grupo de Trabalho Homossexual do PSR

INACTIVO

O Grupo de Trabalho Homossexual do PSR deixou formalmente de existir em 2003

O Grupo de Trabalho Homossexual do PSR (GTH-PSR) é um grupo de mulheres e homens de esquerda, de orientações sexuais e identidades de género diversas, que pensa e age contra o machismo, a homofobia e a discriminação das minorias sexuais. Nascido, em 1991, no seio do PSR (Partido Socialista Revolucionário), que já desde 1980 exigia o fim da discriminação da homossexualidade, nem todos os seus membros são militantes deste partido.

Como grupo de esquerda, o GTH-PSR compreende a necessidade de ligação entre as discriminações de que são alvo @s lésbicas, gays, bissexuais e transgenders e outras opressões existentes nas sociedades contemporâneas: raciais, económicas, sexistas, laborais ou outras. Por isso, além de lutarmos pelos nossos direitos enquanto homossexuais e contra a homofobia, somos também feministas, anti-racistas, anti-capitalistas e defensores dos direitos humanos para tod@s.

Num país em que a homofobia continua a ser uma grave doença social, onde lésbicas, gays, bissexuais e transgenders são remetidos à clandestinidade e maltratad@s, onde a sexualidade continua a ser tabú e a heterossexualidade-norma é tida como verdade única, o GTH-PSR tem vindo a denunciar casos de discriminação, ajudando as pessoas visadas, e a promover visões mais abertas da sexualidade, em que caiba a noção de prazer, longe das posições medievais da Igreja Católica.

Sessões de esclarecimento em escolas e Universidades, publicações sobre homossexualidade, resposta a artigos homofóbicos na imprensa, apoio mútuo, cultivo do auto-respeito de gays, lésbicas, bissexuais e transgenders (LGBT), apelo constante a uma visibilidade daquelas formas de amar que ficam sempre de fora do que nos ensinam desde pequenin@s e que décadas depois do 25 de Abril continuam na semi-clandestinidade. Desde o surgimento público das primeiras associações não-governamentais de defesa dos nossos direitos (1995) que o GTH-PSR dá o seu melhor contributo para a construção de um movimento homossexual combativo e de uma comunidade mais unida e consciente dos seus direitos e na luta por respeito. Contra o heterossexismo, que antes deveria chamar-se heteroterrorismo.

No GTH-PSR, porém, debatemos também uma visão crítica da própria comunidade homossexual, do "gueto" em que vivem ainda tant@s de nós, das posturas conservadoras dentro da comunidade ou mesmo discriminatórias. Da mesma forma que procuramos vias alternativas à apropriação pela comunidade LGBT de estereótipos heterossexuais que, afinal, nos são atribuídos pela sociedade homofóbica. E vias alternativas à produção de cartilhas sobre o que é ser homossexual: cada um/a é como é e vive a sua diferença como a sente. Só assim se pode reconhecer a diversidade dentro da nossa própria comunidade.

O GTH-PSR é um grupo lésbico, gay, bissexual e transgender, cujo coração bate à esquerda, e que luta por direitos iguais para estas minorias sexuais. O nosso inimigo é o preconceito. E não procuramos a "integração" d@s homossexuais na sociedade que temos, mas sim uma mudança profunda desta sociedade tão feita de desigualdades e de exclusões, que permita o fim da discriminação.

[informação retirada no site da organização do Pride de Lisboa 2000]

homepage: http://frontpage.teleweb.pt/~grayson/gth/
email: ruapalma@esoterica.pt
Correio: Rua da Palma, 268; LISBOA
Telefone: 218864643

Site realizado por PortugalGay.PT. email: info@portugalpride.org.
©2001-2024 PortugalGay.PT.

Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal